domingo, 20 de março de 2011

Sobre não sei o que


Em sala de aula uma frase dominou os pensamentos. “Sobre não sei o que”. Já nada mais se ouvia, alem desta que ecoavam entre idéias que eclodiam em cadeia. Não se sabia precisar se era algo dito ou algo propriamente pensado, mas muito provavelmente não era nada original. Então por que o interesse? Difícil dizer, mas aparentemente é porque a ignorância encontrou uma nova fundamentação, um novo atrativo: A sinceridade.
Lembram daquela história de que se contar a verdade para os pais não há punição? Pois é, hoje é geral. Quem não se lembra da celebre frase do deputado federal Francisco “O que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto”. Por verdades como essas o Tiririca foi um dos deputados mais votados de todos os tempos.
Outra verdade que comoveu a população brasileira foi quando Ronaldo disse sobre suas cirurgias e dores quando questionado sobre a sua aparente falta de comprometimento. Esta resposta foi tão verdadeira que driblou o verdadeiro intuito do questionamento que se referia ao seu mau desempenho nos campos. Ou seja, as verdades têm valores diferentes. Quanto mais verdadeira uma verdade, mais aceitável ela se torna. Então a pergunta é o quanto de mentira tem nessa dedução? “Muito-muito, ou mais ou menos?
Na verdade estou escrevendo “sobre não sei o que”, mas minha sinceridade espero que não invalide o raciocínio ainda não concluído. Mas cá entre nós, ainda acho essa temática muito interessante e inexplorada. Espero ter tempo e paciência para resgatá-la e pensar nessa relação com o comportamento de parte dos alunos que tenho neste ano. Quem sabe este blog não se torne algo mais voltado à educação.

Um comentário:

  1. Escreve essas bobagens pq alem de gostar de escrever, eu qro aprender a escrever.

    ResponderExcluir